segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

33 anos: reflexões



Sim, cheguei aos 33 anos de idade... Exatamente às 03h 15min, desse mesmo dia, nascia o primogênito, e unigênito, de José Gerado e Izabel.

Desde os meus 30 anos que escrevo nesse blog, a cada ano,  minhas reflexões. Mas esse último ano foi realmente muito especial, em todos os sentidos e áreas. Vou até postar uma foto diferente... 



É... esse aí em cima sou eu na minha festa de aniversário de 1 ano de idade, e a foto é raridade, minha mãe disse que essa é uma das poucas que eu apareço sorrindo. Segundo ela eu chorei a festa inteira... Desde pequeno fui precoce, eu não engatinhei para depois andar igual a uma criança normal; mais uma vez recorro aos relatos de minha mãe, segundo ela, com 7 meses de idade eu andei sozinho...

Mas não pense você que sou algum tipo de super-homem negro, não... Eu engatinhei igual a qualquer criança, depois de dar os primeiros passos sozinho. 



Mas voltando para a atualidade, me recordo de alguns fatos importantes desse último ano:

- Apesar de já ter meu CNPJ desde 2012, somente ano passado consegui meu alvará do município. Então me tornei, legalmente, dono de minha própria empresa. 



- Realizei da concepção a execução um projeto que ficou em primeiro lugar em um edital para todo o Brasil. Se quiser saber mais leia: NUFAC E quando fui escrever a renovação do projeto, consegui, junto com organização que trabalhei, o primeiro lugar na região sudeste.

- Voltei as minhas funções radiofônicas, agora com um programa próprio. Que realizo com meu amigo Everaldo. Tive que dar uma parada por uma série de questões, mas já voltei a ativa em 2014. É só acessar: www.projetovidafm.com   Toda quinta-feira às 17:00 estou lá.

    

- Pela graça do Pai Eterno, realizei pela primeira vez na C. E. Projeto Vida 24h de oração e adoração. Uma Santa Convocação que teve a participação de diversas denominações cristãs da cidade de Volta Redonda e cidades vizinhas. 24h de oração e adoração 



- Há muitos anos ministro sobre guerra espiritual, intercessão e libertação. Mas ano passado, segundo os pastores que me chamaram, fui usado por Deus para realizar um seminário de guerra espiritual pela primeira vez em duas cidades Miguel Pereira e Rio Claro. Nunca, na história dessas cidades, havia sido realizado um evento falando sobre guerra espiritual, até eu realiza-lo. Que toda glória seja dada a Deus.



- Por falar em cidades, seja ministrando a Palavra ou dando palestras, só ano passado foram 16 cidades em 04 estados brasileiros. Mais de 1.500 km rodados e em torno de 10 horas no ar. 




- Nasci de novo. No dia 03 de maio eu e minha esposa, gravidade três meses, sofremos um acidente, só para você ter uma ideia o carro deu perda total. Aqui nesse blog vou publicar pela primeira vez as fotos do nosso antigo carro, pós-acidente, um corsa 2009 com apenas 700km rodados.




Graças a Deus, não sofremos nada além de lesões leves. E além disso compramos um Fox 2013 completo duas semanas depois. Sai um carro de 2009 e entra um carro do ano completo em 2013. Nada mal, ainda mais que não sofremos nenhum dano permanente.



- Participei da marcha contra a corrupção, um momento histórico para o Brasil. Veja: Manifestações populares

- Depois de Jesus Cristo e de Joel da Costa Pereira, um dos homens vivos que mais influenciou a minha vida cristã foi o dr. Charles Peter Wagner, através de seus livros e influência. E ano passado tive o prazer de conhece-lo pessoalmente. E mais dos que isso, pude cooperar para trazer o instituto que leva seu nome para Volta Redonda. 


- Reencontrei o grande mestre Ariovaldo Ramos.


E vários outros momentos... 

Já alguns anos tenho recebido alguns títulos eclesiásticos e seculares:

- 2009: pastor e palestrante internacional, pois foi ano que fui pela primeira vez a Londres a trabalho.
- 2010: líder do ministério de intercessão e marido, me casei nesse ano.
- 2011: profeta, não faço muita questão de títulos... Mas esse é especial. Uma noite histórica no dia 31 de dezembro de 2011, junto comigo foram levantados a primeira evangelista, a primeira missionária, a primeira profetiza além de novas pastoras da C. E. Projeto Vida. Vale a pena conferir esse momento novamente:

   

- 2012: fui levantado a uma posição de governo em meu ministério e virei empresário, foi o ano que consegui meu primeiro CNPJ
- 2013: o título que mais amei ter, Pai. Ano do nascimento da minha filha Agnes.


Agnes com 04 meses


De tudo que já aconteceu na vida, o nascimento da minha filha me marcou de uma forma especial. E ela já entrou no ritimo dos pai, com um mês de vida viajou para Miguel Pereira, e depois foi para Magé, Rio de Janeiro e Angra dos Reis. Com menos de 05 meses de vida essa menina já viajou mais que muita gente (rsrs).

Só tenho que agradecer a Deus. Em janeiro 2014, depois de 10 anos, tirei minhas férias, e em família.





As conquistas são as mais diversas, mas acredito que essas sejam as principais deste último ano.Caso contrário não seria um post mas um livro (rsrs).

Preciso agradecer uma pessoa especial, minha esposa Ana Paula. Uma mulher que amo muito, e tem sido uma verdadeira companheira.











Que venham novas primaveras...

Que eu possa ser um bom líder, secular e eclesiástico, um bom marido, um bom pai, um bom filho e um bom amigo. E possa prosseguir na missão que meu Deus tem para mim.







Se você deseja ver o que escrevi em anos anteriores acesse: Reflexões - 30 à 32


Desde já agradeço a todos e todas pelos parabéns.



domingo, 23 de fevereiro de 2014

Jesus Cristo negro



Recentemente vi um estudo interessante sobre a cor da pele de Jesus. Quero deixar claro que não acredito que Jesus era negro, mas, com o perdão do trocadilho, que fique escuro que Jesus também não era loiro de olhos azuis.

Abaixo segue o estudo.

Jesus nasceu em África. Os Evangelhos dizem de maneira explícita que Jesus nasceu em “Belém de Judá, no tempo do rei Herodes” (Mt 2,1 cfr. 2, 5.6.8.16), (Lc 2, 4.15), (Jo 7, 40-43). Nos tempos antigos, incluindo o tempo de Jesus, Belém de Judá era considerado parte de África. Até a construção do Canal de Suez, Israel fazia parte da África. Esta visão haveria de perdurar até 1859, quando o engenheiro francês Ferdinand de Lesseps pôs-se a construir o Canal de Suez. A partir daí, foi a África separada não somente geográfica, mas sobretudo histórica, cultural e antropologicamente do que hoje chamamos Oriente Médio. Aquela milenar extensão da África passa a figurar nos mapas como se fora Ásia. 

Jesus tinha presença negra na linhagem familiar. A genealogia de Jesus foi misturada com a linha de Cam desde os tempos passados em cativeiro no Egito e na Babilônia. Nos antepassados de Jesus através de Cam, lado feminino desta mistura, há cinco mulheres mencionadas na genealogia de Jesus Cristo ( Tamar, Raabe, Rute, Bateseba e Maria) (Mateus 1:1-16). As primeiras senhoras mencionadas eram de descendência de Cam. Assim, Jesus pode ser aclamado etnicamente pelos povos semitas e descendentes de Cam.

Jesus era da tribo de Judá, uma das tribos Africanas de Israel. Ancestrais masculinos de Jesus vêm da linha de Sem (miscigenados). No entanto, a genealogia de Jesus foi misturada com a linha de Cam desde os tempos passados em cativeiro no Egito e na Babilônia. O antepassado de Jesus através de Cam é narrado em Gênesis 38: então Tamar, a mulher Cananéia (Negra) fica grávida de Judá, e dá à luz aos gêmeos Zerá e Perez, formando a Tribo de Judá, antepassados do rei Davi e de José e Maria, os pais terreno de Jesus. 

Jesus se escondeu entre os Negros. Não foi por acaso que Deus enviou a Maria e José para o Egito com o propósito de esconder o menino Jesus do rei Herodes (Mateus 2:13). Ele não poderia ter sido escondidos no norte da África se fosse um menino branco. Não por proteção militar já que nessa época o Egito era uma província romana sob o controle romano, mas porque o Egito ainda era um país habitado por pessoas negras. Assim, José, Maria e Jesus teriam sido apenas mais uma família negra entre os negros, que tinham fugido para o Egito com a finalidade de esconder Jesus de Herodes, que estava tentando matar o menino. 




Se Jesus fosse branco, loiro de olhos azuis, teria sido difícil para ele e sua família se esconder entre os egípcios negros sem ser notado. O povo hebreus era muito parecido com povo egípcios, caso contrario teria sido difícil reconhecer uma família hebraica entre os egípcios Negros. Foi no Egito que o povo de Israel teve seu auge da negritude, Setenta israelitas entraram no Egito e lá ficaram durante 430 anos, trinta anos os israelitas foram hóspedes, e 400 anos cativos no Egito, eles e seus descendentes se casaram com não-israelitas, chegando a mais de 600.000 homens, mulheres e crianças. Saíram do Egito uma multidão misturada. Etnicamente, os seus antepassados eram uma combinação de afro-asiáticos. 

Jesus era semelhante pedra de jaspe e de sardônio. Em apocalipse a Bíblia continua mostrando a negritude de Jesus. Ele é chamado o Cordeiro de Deus segundo as Escritura Sagrada, com seu cabelo lanoso, sendo comparado a lã de cordeiro, e os pés com a cor de bronze queimado (Apocalipse 1:15), com uma aparência semelhante pedra de jaspe e de sardônio (Apocalipse 4:3), que são geralmente pedras amarronzadas. As cores de jaspe e sardônio não são únicas e absolutas, são diversas cores.




Interessante, não? Imagine... um Jesus black. Mas a realidade é que Ele não era nem caucasiano nem negro. 

O conceito de "raça" já caiu há alguns anos. No que tange aos seres humanos, só existe uma "raça" a "raça humana", que é dividida em diverso grupos étnicos. Para o IBGE, existem oficialmente as seguintes pigmentações de pele:

- preto: eu particularmente não gosto, prefiro negro.
- branca: que designa os caucasianos em geral.
- vermelha: para os ruivos
- amarela: estranho não é? mas a cor existe e serve para designar os orientais
- parda: o antigo "moreno" ou "mulato"
- indígena: também não gosto dessa nomeclatura, mas ela serve para classificar os povos nativos do Brasil. 

De fato, Jesus não era branco. Pois essa passou a ser sua representação somente quando o cristianismo se tornou a religião oficial do imperio romano e surgiu a Igreja Católica Apóstolica Romana. Lembre-se que os romanos eram brancos. 

Mas afirmar que Jesus Cristo era negro, na minha opinião, já "forçar a barra". Na melhor das hipóteses Cristo era pardo, uma coloração de pele característica dos povos do oriente médio. 

No que tange a fé, não importa a cor da pele de Jesus, se Ele tinha mais ou menos melanina (pigmento que dar cor a pele humana). Mas sim Seus princípios e ensinamentos.





Mas que seria legal um Jesus rastafari seria, não seria?




Dois homens se beijaram. E daí?




Em uma entrevista recente Walcyr Carrasco disse: 

"Brinco muito que o movimento LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais e travestis) busca cada vez mais a família, o casamento". Fonte:  Entrevista Walcyr Carrasco

É verdade buscam mesmo. Bom... antes de mais nada vamos esclarecer algumas coisas:

1- A novela "Amor a Vida" foi a primeira a mostrar um beijo entre pessoas do mesmo sexo na rede aberta brasileira.

MENTIRA: A extinta TV Manchete já havia feito isso na mini série "Mãe de Santo" em 1990. Confira abaixo:





Bem na verdade, se falarmos entre o beijo entre duas mulheres, em 1963 Vida Alves e Geórgia Gomide deram o primeiro beijo feminino no teleteatro "A Calunia". E quer saber? Não causou nenhuma "comoção" na sociedade da época.

Mas não é de agora que a mídia brasileira vem tratando da questão homoafetiva, veja uma linha do tempo interessante no link abaixo:


Quer saber outro fato interessante? O beijo da novela "Amor a Vida" nem foi o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo da própria rede Globo. O Jornal nacional mostrou um beijo em 2011 (isso mesmo no Jornal) e além disso, Fábio Assunção e Vladmir Brichta, em julho de 2013, já haviam se beijado na comédia "Tapas e Beijos". 

Alguns podem estar pensando: "Esta por dentro, hêin..." (rsrs). Estou mesmo, no bom sentido da coisa (rsrs)... 

Não vejo Globo há mais de 04 anos mas, como bom discípulo de Heródoto (considerado o pai da História), fiz algumas pesquisas. 

2- Não existe homofobia no Brasil

MENTIRA: existe sim. Estou fazendo uma pesquisa para minha tese de mestrado, descobri que no Brasil a cada 28 horas acontece uma morte LGBT motivada pela homofobia ( Fonte: Brasil Post ). Isso dos casos que são denunciados, acredito que esse número pode ser bem maior...

3- Todo homossexual é do "mal" e promíscuo

MENTIRA: Existem muitos casais homoafetivos que prezam alguns princípios cristãos e tem uma relação monogâmica, alguns mais fiéis do que muitos casais héteros.    



Eu poderia ficar pontuando várias coisas aqui, mas vou parar nesses pontos. E explanar meu ponto de vista.




Já escrevi vários textos sobre a questão homoafetiva no blog, os que acho mais interessantes estão nos links abaixo:





Neles tem links para outros textos dessa mesma temática, vale a pena ler. 



Preciso afirmar uma coisa, não tenho nada contra os homossexuais/homoafetivos, mas admito meu preconceito e falo que tenho dificuldade em aceitar a homossexualidade/homoafetividade.

Mas preciso falar que, na minha humilde opinião, existem outras prioridades do que ficar comentando quem beijou quem.





O que me levou a escrever esse texto foi que, apesar de não ter visto a novela e o dito beijo em "Amor a Vida", no dia seguinte do beijo entre os personagens Felix e Niko, fiz um comentário em uma das minha redes sociais e qual foi minha surpresa ao ver um comentário de uma pessoa ao dizer que eu tinha sido o único líder eclesiástico que ela conhecia que se manifestou sobre o assunto, e estou falando de uma pessoa que conhece e acompanha muitos desses líderes, dentre eles o humilde autor dessas linhas... Fiquei perplexo...




Como disse, não tenho problema nenhum com os homoafetivos, mas tenho sim opinião contrária a seu estilo de vida e modelo familiar. Como acredito que muitas pessoas, hétero ou homossexual, tenham opiniões divergentes da minha. É preciso expor essas opiniões, entender e dialogar... Nem sempre haverá aceitação, mas acredito que é necessário que haja respeito, respeitar não é concordar...





Vivemos em um mundo novo meus nobres... Um mundo onde crianças sabem navegar na internet antes de aprenderem a amarrar seus sapatos.




Uma vez, dialogando com uma pessoa que defende os direitos do grupo LGBT me disse que: "um heterossexual nunca se assumirá homossexual". Eu discordei, e discordo veementemente.

Somos ensinados a sermos heterossexuais e hoje, você goste ou não, a sociedade esta ensinando a ser homossexual. Podemos ficar discutindo "horas" sobre a questão de identidade de gênero e orientação sexual, mas o fato é: a sociedade mudou.

Pessoas do mesmo sexo se beijaram. E daí?

Algumas pessoas podem perguntar: "Mas você concorda com isso?". Eu respondo: "Não. Mas se é isso que as deixa feliz, que o façam. E encararem as consequências".



   

Sempre digo: "eu não tenho inimigos, os inimigos me tem", e sem trocadilhos, por favor (rsrs). Mas é uma verdade.

Um exemplo, Jesus Cristo veio a essa Terra e única coisa que fez foi fazer bem aos outros, e ainda assim muitos não gostaram dele a ponto de o matar. Cristo nunca teve medo de expor suas opiniões, mesmo aquelas que contradiziam a sociedade vigente, Ele sempre dialogou com todos, concordou com poucos, influenciou a muitos para a mudança e seguiu convicto com seus princípios. Gosto desse exemplo, e procuro segui-Lo.



Não abra mão de seus princípios e convicções, se você achar necessário mudar, mude, e solidifique-se novamente.

Gosto muito de um conto medieval, cuja autoria não conheço e descrevo a seguir:

O Monge e Cavaleiro

Andavam por um caminho um monge e um cavaleiro, os dois viajam juntos enquanto a chuva lhes escorria pelas faces.

Enfadado da longa viajem, e a fim de passar o tempo, o cavaleiro quebra o silêncio e fala: "Você leva uma vida de pobreza, sem jamais conhecer o toque de uma mulher, privando-se de todas as formas de deleite... Tudo por que acredita que exista um Deus. Eu não partilho de sua fé. Por isso, faço tudo o que bem quero e quando quero, tirando proveito de qualquer oportunidade. Desrespeitei todas as leis criadas pelos homens e seu Deus, através da igreja, e não temo as consequências. Eu não acredito no seu Deus.

Minha pergunta, no entanto, é a seguinte... E se a vida terminar no solo? E se o homem não for nada mais do que carne para os vermes?

Você terá passado a sua vida inteira se privando por nada. E se você morrer e descobrir que Deus não existe?"

O monge pensou a respeito e deu de ombros respondendo: "Nesse caso, suponho, vou ficar triste. Mas diga-me senhor... O que acontecerá se você morrer e descobrir que Ele existe?"  


Acredito que é por aí...

Que cada um viva a sua vida, e as consequências dela.










segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

FATEF - NOVAS TURMAS 2014







Um novo tempo para o Sul Fluminense.

Uma nova faculdade formadora de líderes de excelência.

Uma nova forma no ensino teológico e filosófico.


Em fevereiro começarão as novas turmas da FATEF- Faculdade Aplicada de Teológia e Filosofia. Uma oportunidade única para conseguir uma formação universitária.




Formatura da primeira turma da FATEF

A FATEF (Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia) veio revolucionar o sistema de ensino semi-presencial no Sul Fluminense. Fomos os pioneiros a trazer esse método pedagógico no curso teológico.
Nossas aulas são práticas e objetivas, tendo em vista a grande necessidade de ganhar tempo para o seminarista, sabendo que a maioria ocupa cargos em suas igrejas, fora as atividades normais do dia a dia.

Temos aulas uma vez por semana, porém sem deixar de cumprir as normas e requisitos de ensino exigidos pelo MEC. Nosso objetivo não é ser apenas uma faculdade de nível acadêmico, mas atuar em todas as áreas com os alunos. Esse é o nosso grande diferencial, pois o aluno não vai apenas ser um grande pensador, mas vai receber todo o preparo para ser um pastor autêntico e treinado para o Ministério. 

Nossas aulas não estão limitadas apenas as salas de aula. Ao longo do curso, o aluno terá grandes desafios para forjar seu caráter e principalmente, cumprir o Ide de Jesus. 

Em Jeremias 3:15-16 Deus diz que daria pastores segundo o seu coração, que apascentariam com ciência e com inteligência, e que esses pastores supririam a ausência da arca do concerto.
Deus quer usar a sua vida. Seja despertado para o ministério pastoral: principalmente você que tem um chamado, uma grande responsabilidade te espera.


Formatura da primeira turma da FATEF


Venha fazer parte daqueles que são gerados segundo o coração de Deus. Estude conosco, não perca tempo! Faça-nos uma visita sem compromisso e comprove. Confira os dias e horários da turma do primeiro semestre de 2014:



FATEF - Pólo Barra Mansa - Pr. Rodrigo Matias
Local: Rua Jorge Elias Geraidine n° 100, Ano Bom, Barra Mansa-RJ.
Aula toda segunda-feira de 18:40-22:10
Tel: (24) 98801-1244
E-mail: fatefsulfluminense@gmail.com
Twitter: @FATEF_SF


Local da FATEF em Barra Mansa





FATEF Barra Mansa - Aula de Hebraico 




















FATEF - Pólo Volta Redonda - Pr. Rodrigo Matias
Endereço: Av. Almirante Adalberto de Barros Nunes, 3060 - Jd Cidade do Aço, Volta Redonda-RJ.
Aulas todo
sábado de 08:40-12:10 e terça-feira de 18:40-22:10
Tel: (24) 98801-1244
E-mail: fatefvr@gmail.com




FATEF em Volta Redonda

FATEF Volta Redonda - Aula de Missões


Método de Ensino

Nosso método é o mesmo utilizado por grandes Faculdades de Teologia do Brasil e do Exterior, e consiste no sistema europeu de universidade aberta ("Open University") e no T.W.I. ("Training Within The Industry"), com aulas semi-presenciais (uma vez por semana ou um sábado no mês), método este, de ensino rápido, prático e que propicia um grande conhecimento aplicado a necessidade do futuro ministro do Evangelho.

Com isso, a FATEF visa possibilitar aos nossos discentes, uma real formação no curso escolhido, oferecendo um método de ensino sistemático às pessoas que não possuem disponibilidade de freqüentar uma Faculdade de Teologia e/ou Filosofia em tempo integral, ou mesmo aquelas que já possuem algum tipo de conhecimento ou curso básico de Teologia, possibilitando-lhes um grande crescimento na abençoada Palavra de Deus, e uma formação especial que o colocará como um Ministro e/ou Teólogo (Bacharel, Especialista, Mestre ou Doutor), de altíssimo embasamento teórico-prático preparado para enfrentar qualquer tipo de situação, que exija uma formação digna na área teológica.

Metodologia de Módulos

O discente regular cursará os módulos previstos por semestre, seguindo o calendário escolar. Cada módulo geralmente tem a duração de dois meses, com aulas uma vez por semana no período da noite ou um sábado por mês no turno da manhã, nos quais o discente concentrará seu tempo de estudo numa única disciplina, abrangendo horas-aula, trabalhos extra-classe e leituras previamente solicitadas. A data para a entrega de todas as tarefas exigidas em cada matéria coincide com o término de cada módulo. Além das aulas dos módulos, são oferecidas aos discentes aulas de disciplinas chamadas de “eletivas”, complementando a sua carga-horária.

Trabalhamos nesse sistema onde constatamos muitas vantagens. Torna os estudos mais fáceis, mais atraentes e mais produtivos, visto que o discente se concentra em duas disciplinas por vez. Isso possibilita a pesquisa direcionada e evita o acúmulo de tarefas do final do semestre. As aulas são ministradas por nosso corpo docente residente e por professores convidados, especialistas em cada área.

Venha estudar conosco, não perca tempo! Faça-nos uma visita sem compromisso e confira!

Conheça outros pólos da FATEF na região Sul Fluminense


FATEF - Pólo Barra do Piraí - Sandro Monteiro
Local: Rua José Nogueira de Oliveira nº 59, Muqueca, Barra do Piraí-RJ.
Aula toda quinta-feira de 18:40-22:10
Tel: (24) 2445-4454 / 99946-4438 / 98119-6530
E-mail: fatefbarradopirai@gmail.com



Sandro Monteiro (em pé)

Turma da FATEF em Barra do Piraí

FATEF - Pólo Valença - Francisco Coelho
Local: Rua Dr Luiz Pinto n° 35 - Santa Cruz, Valença-RJ. Primeira Igreja Batista em Valença
Aula toda sexta-feira de 18:40-22:10
Tel: em breve novas informações
E-mail: fatefsulfluminense@gmail.com


Fransciso Coelho (camisa Branca)
Francisco Coelho e formandos da FATEF em Valença


ATENÇÃO: É necessário efetuar a matrícula antes do inicio das turmas. Entre em contato e confira os descontos especiais para matrículas de grupos, empresas ou igrejas!!!


Lista de documentos necessários:
·         Cópia do CPF
·         Cópia do RG
·         2 fotos 3x4
·         Cópia do Comprovante de Renda
·         Cópia do Comprovante de Residência
·         Cópia do Comprovante de Escolaridade (Ensino Médio completo, antigo 2° grau)
·         Cópia do Histórico Escolar Autenticado (Ensino Médio)
·         Carta do órgão eclesiástico respaldando seu ingresso na FATEF 




Em breve:


- Turmas de integralização, em convênio com a Faculdade Unida de Vitória-ES, para validar seu diploma de bacharel em teologia.


- Turmas de Filosofia Livre


- Mestrados "Stricto Sensu"



Da esquerda para direita: Pr . Rodrigo e Pr. Elson.
Respectivamente o atual e o primeiro coordenador da FATEF-VR



Estamos com a promoção "Casais Estudam Juntos" e "Eu +1 amigo". Nela tanto casais que se matricularem juntos quanto pessoas que trouxerem um amigo para estudar na Fatef - Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia GANHAM DESCONTOS EM SUAS MENSALIDADES. 




Contatos:

Tel: (24) 98801-1244
E-mail: fatefsulfluminese@gmail.com / fatefvr@gmail.com
Site: http://www.fatefrj.com.br
Twitter: @FATEF_SF