segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia de Oxum - Patrimônio Imaterial do Estado do Rio

DIA DE OXUM – PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO

OMISSÃO DOS DEPUTADOS EVANGÉLICOS


Na terça-feira (09/02/10), os deputados estaduais aprovaram o PROJETO DE LEI Nº 1924/2008, DE AUTORIA DO DEPUTADO ÁTILA NUNES, QUE DECLARA O DIA DE OXUM COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

No ano passado, a Alerj aprovou e o Governador sancionou 05 leis semelhantes declarando o Dia de Iemanjá (Lei 5.495/09), Dia de Iansã (Lei 5.440/09), Dia de Nanã (Lei 5.524/09), a Umbanda (Lei. 5.514/09) e o Candomblé (Lei 5.506/09) como patrimônios imateriais do Estado.

Pense... em um Estado Laico e Democrático, é correto transformar ORIXÁS e RELIGIÕES em patrimônio do Estado. Infelizmente, no nosso país há uma mistura sobre os conceitos de CULTURA e RELIGIÃO. Precisamos separar estas duas questões, porque sob o viés de “cultura”, algumas religiões vêm sendo beneficiadas pelo Poder Público em detrimento das outras.

Pois se uma religião é beneficiada, como serão as outras? Ou, como escolher quem merece ou não tais honrarias?

O Art. 2º do projeto prevê que “A data será comemorada com festejos programados e realizados pelas Secretarias de Turismo e Ciência e Cultura e incluídos no calendário oficial e turístico do Estado”. Ou seja, a festa do Dia de Oxum será realizada com dinheiro público, dinheiro de nossos impostos. O Governo do Estado vai programar e realizar os festejos.

Ora, mas o Estado Laico pode realizar e programar festejos religiosos? O Estado Laico pode declarar uma religião, datas religiosas e orixás como patrimônio imaterial do Estado? Você conhece alguma Igreja Evangélica que receba verba do Governo para realizar seus cultos e programações? Algum Templo Budista ou Mesquita Islâmica?

Por convenção da contemporaneidade, a sociedade me classifica como evangélico. Gosto de me denominar cristão, venho de uma matriz africana ( do ponto de vista étnico) e reconheço a importância dessa cultura na formação da nação brasileira. Mas tenho de discorda, vêementemente, da ação dos deputados estaduais do Rio de Janeiro.

Pois se podem criar do dia de Oxum, Iemajá e tantos outros, pergunto, como cristão: aonde esta o dia de Jesus Cristo?

E não falo somente da marcha para Jesus. Mas de um dia dedicado, exclusivamente, a pessoa de Cristo. Muitos podem achar absurdo, mas a criação de tal dia para as divindades de outras religiões é correto?

Pense nisso...

Um comentário:

  1. Concordo plenanamente com vc. Parabéns por estar abrindo os olhos das pessoas fechadas em sua propria ignorancia.
    Luciene

    ResponderExcluir