quarta-feira, 1 de junho de 2011

Cuba e os evangélicos


Durante o culto do 70º aniversário do Conselho de Igrejas de Cuba (CIC), o presidente de Cuba, Raúl Castro, afirmou que o país precisará mais do que nunca das orações das igrejas. O CIC reúne cerca de 50% das igrejas evangélicas cubanas, dentre as quais estão as principais do país.

Durante o ato, os presentes anunciaram um pedido direto ao presidente estadunidense, Barack Obama, para que ponha em liberdade aos cinco antiterroristas cubanos presos em cárceres dessa nação, informou o noticiário nacional de televisão.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González, foram presos há mais de 12 anos por alertar sobre atentados terroristas contra Cuba.

Oden Marichal, presidente do Conselho, e Caridad Diego, chefa do Escritório de Atenção a Assuntos Religiosos do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), fizeram uso da palavra durante a atividade, na qual se destacou o trabalho realizado pelo Conselho.

Também estiveram presentes Esteban Lazo, membro do Burô Político do PCC, Eusebio Leal, Historiador da Cidade de Havana e outras personalidades.

Com a decadência gritante da economia do país, o governo cubano decidiu começar a abrir o mercado interno para investimentos estrangeiros. A medida é uma das ações que compõem o novo plano econômico de Cuba. Além da abertura, os cubanos agora poderão ter seu negócio próprio.

A ética protestante e o espírito do capitalismo continua juntos, como já bem disse Weber. Que o povo cubano não pague ônus sozinho da "propriedade privada" como já acontede em muitos países capitalistas.

Espero que possa ser encontrado um meio termo da preocupação com a coletividade do socialismo, com a independência financeira do indíviduo do capitalismo.

*Texto do site Prensa Latina, modificado por Rodrigo Matias

3 comentários:

  1. Pr Rodrigo, com certeza o povo é quem continuará pagando a conta, o ônus sempre está em cima desse já tão sofrido povo. Fica na paz, aqui vc é parente do Pr Luis Carlos da imw EM ATERRADO?

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti a um debate sobre a Reforma Protestante em 2008, onde o Sr e o prof Edson estavam participando, fiz faculdade de História junto com o Pr Laydson, se encontrá-lo manda um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz C. Clara,

    O pr. Luis Carlos é meu tio. E pode deixar que encaminho o abraço ao pr. Laydson.

    ResponderExcluir