sábado, 30 de outubro de 2010
31 de outubro: Dia da Reforma Protestante
Apesar das eleições, nada pode ofuscar a relevância da Reforma Protestante. Há 493 anos a Bíblia traduzida para a língua popular alemã por Martinho Lutero.
Apesar da cisão gerada entre protestantismo e catolicismo, não podemos nos esquecer que a Reforma também causou outras alterações nesse último.
Um maior investimento na criação de seminários teológicos, uma solidificação da doutrina da Santa Sé e a criação da Companhia de Jesus; donde provinieram os Jesuítas. Esse efetaram de forma, contundente, o metódo de colonização no Brasil e na América Latina.
Ouso dizer que sem Jesuítas a história de colonização do Brasil seria bem diferente. Portanto, é correto dizer que as 95 teses de Lutero pregadas em Wittemberg tiveram, sim um impacto em todo mundo, mas, em especial, no Brasil.
Abaixo algumas frases do reformador:
"A medicina cria pessoas doentes, a matemática, pessoas tristes, e a teologia, pecadores." Martinho Lutero
"Tenho mais medo de meu coração do que do papa e de todos os seus cardeais." Martinho Lutero
Mas só para aproveitar o clima de eleição, uma frase de um, dos muitos oradores, influenciados pelas ações de Lutero a mais de quatro séculos:
"Você é um político: tudo bem... no entanto, sua religião cobre sua política, ou sua política devora sua religião?" - Charles Spurgeon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário