segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Líder no domicílio e na eclésia

LIDERANÇA


Pastor! Cuidado para não ser um grande homem de Deus fora de seu lar



Efésios se divide em duas partes: do capítulo 1-3, onde Paulo fala como podemos ter uma nova vida em Cristo, descrevendo no capítulo 1 como fomos escolhidos pelo Pai, comprados pelo Filho e selados pelo Espírito Santo.

No capítulo 2.1-3, ele fala como estávamos mortos em nossos pecados e delitos, vivendo segundo nossa própria natureza natural e pecaminosa, mostrando como éramos filhos da ira.

Em 2.10, ele mostra que somos feitura de Deus, criados para boas obras.

Em 2.4-9 ele diz que somos o que somos pela graça do Senhor. A mensagem do novo nascimento precisa sempre ser pregada. É aí que tudo começa. Não adianta ser membro de igreja, é preciso nascer de novo.

Até que a pessoa não tenha uma nova vida em Cristo, nada vai acontecer em sua vida. É isso que Paulo mostra nos 3 primeiros capítulos.

A partir do capítulo 4, ele faz uma transição daquilo que ele vem dizendo com "rogo-vos, pois, eu..." Ê a palavra "pois" que indica esta transição.

"Agora que vocês são povo de Deus, quero mostrar como vocês devem viver". É isso que significa o verbo andar usado em 4.1; 4.17; 5.2; 5.8 e 5.15.

Andar significa a maneira como vivemos, conduta, estilo de vida. Uma vez que fomos salvos, reconciliados com Deus, devemos andar de maneira digna. É nesse contexto que Paulo fala da vida familiar.

O pastor e sua responsabilidade com sua esposa - (5.22-23)

A esposa deve ser submissa e respeitar o marido. O marido deve amar a esposa e ser o cabeça e isso implica em liderança. Entenda, liderança não é autoritarismo. O homem tem que ter o mesmo amor, para com sua esposa, que Cristo teve com a Igreja, e por ela ele morreu, e morte de Cruz. Pense nisso...

Para que o pastor possa ter autoridade de ministrar a Palavra de Deus, primeiramente ele precisa estar vivendo esta Palavra em sua casa, em seu lar. É muito fácil para mim e para você pregar um sermão dizendo o que o povo deve fazer.

Com um pouco de habilidade e um bom dicionário é fácil montar um sermão e falar bonito, principalmente usando palavras que o povo não entende. Mas, a realidade da vida cristã começa em casa, com a esposa e filhos. Havia um menino que queria mudar para a igreja e quando sua mãe lhe perguntou por que, ele respondeu: "porque lá na igreja papai é um santo, mas aqui em casa ele é um capeta".

Cabeça da mulher - (5.23)

Deus colocou o marido como cabeça da mulher e isso implica em liderança. Isso não quer dizer que a mulher é inferior ao marido. É uma questão de posicionamento dentro da família. Deus determinou assim e Ele é mais sábio do que eu e você. Deus delegou ao marido uma posição de autoridade na vida familiar.

Precisamos entender bem o que é autoridade. A palavra não traz a idéia de "descer o *opa*", gritar ou pular para ser obedecido. Pelo contrário, devemos exercer a liderança pela qualidade de vida que temos.

A palavra autoridade na Bíblia é formada por uma preposição que significa "para fora" mais a raiz do verbo "ser". Literalmente seria aquilo que você é de dentro para fora.

Creio ser esta a maneira correta e bíblica que a liderança deve ser exercida quer na família, quer na igreja, ou em qualquer outro lugar em que você esteja em posição de autoridade dada por Deus.

A liderança é reconhecida pela qualidade de vida que você tem e não por imposição. O dia em que você precisar bater na mesa e dizer: o líder nesta casa sou eu, você já perdeu a liderança há muito tempo.

A liderança bíblica é uma liderança responsável. O líder é aquele que assume a responsabilidade pelo andamento da vida familiar.

Se as crianças vão mal na escola esse problema não é da sua esposa, mas seu, porque você é líder. Quando uma firma vai à falência, o dono é o responsável, aquele que está no comando.

Se a igreja vai mal, não é culpa dos membros, mas do líder. Ao dar a posição de liderança, Deus nos deu autoridade e responsabilidade. Eu sou responsável pela minha casa.

Um bom líder vai sempre procurar conversar bastante com sua esposa. Isso implica em ter um bom relacionamento. O marido sábio, antes de uma decisão, vai procurar saber as idéias, sentimentos, opiniões, medos e desejos da sua esposa, mas a palavra final pertence a ele.

Se por acaso ele muda de idéia por causa da opinião da esposa, e a coisa não dá certo, ele não pode culpá-la por isso. Ele precisa assumir a responsabilidade. Há maridos que, querendo fugir de problemas, jogam para a esposa a responsabilidade das decisões.

Isso está errado. Como pastores sabemos que a maioria das igrejas tem muito mais mulheres do que homens.

Qual a razão disso? Em grande parte é porque os homens não têm assumido o seu papel de líderes primeiramente nos lares e depois na igreja.

Se os homens não assumem a liderança, as mulheres acabam assumindo. Essa omissão por parte dos homens tem trazido sérias conseqüências para os lares e igrejas.

Em Tito 1.5-9, Paulo mostra quais as qualidades que Deus exige de nós como homens de Deus e esse é o padrão a ser seguido pela liderança.

Amar a esposa - 5.25

Paulo apresenta dois padrões de amor: como Cristo amou a igreja (5.25) e como a seus próprios corpos (5.28 ). Cristo viveu e morreu pela igreja. Isso significa dar tudo de si.

Amar como ao nosso corpo. Todos conhecemos esse padrão. Todos sabemos o valor que damos aos nossos próprios corpos. O que você faz quando está doente? Quanto tempo você dedica ao seu corpo? É esse mesmo tipo de cuidado que você tem tido para com sua esposa?

As pessoas vão se interessar por aquilo que temos a dizer se virem em nós uma vida diferente transformada pelo poder de Deus.

Viver a vida cristã no lar com discernimento - (1Pe 3.7)

Pedro diz que precisamos ter sensibilidade para com as necessidades da nossa esposa. No verso 6, ele chama nossa atenção para a vida bonita de Sara. Um exemplo de submissão. Era uma mulher bonita exteriormente mas muito mais bonita interiormente.

No verso 7, ele fala para os maridos, mas não fala nada de Abraão. Todos sabemos que Abraão, o grande homem de Deus falhou na sua vida familiar. Ele usou Sara para seus propósitos.

Pastor, cuidado para não ser "um grande homem de Deus" fora do seu lar e um marido medíocre dentro do lar.


O que sua esposa pensa de você?

Certa ocasião um pastor sentiu que seu relacionamento com a esposa não ia bem e relacionou alguns itens para que ela o avaliasse. Colocou: comunicação, carinho, atenção, educação de filhos, minha vida como pastor, etc., e pediu que ela desse notas de 0 a 10.

Na área de comunicação ela deu nota 01. Aí, ele desconfiou que estava mal mesmo e Deus precisava lhe dar graça para mudar.

Como é que sua esposa o vê? Certas esposas vêem seus maridos muito envolvidos no ministério, correndo de lá para cá, fazendo muitas coisas, pregando, evangelizando, etc., mas em casa eles são grosseiros e mal-educados.

Como sua esposa o vê? Pergunte a ela. Dê-lhe liberdade para falar, não se justifique. Aprenda a ouvir e tenha disposição para mudar o que está errado.

*Mudado e acrescido por Rodrigo Matias do texto de Ismael Sperandio

Um comentário:

  1. Oi irmão. A Paz de Cristo.
    Que bom encontrar o seu blog.
    Muito legal mesmo.
    Faça uma visita no meu: http://espacoparafalarerefletir.blogspot.com/
    Um abraço.
    Que o Senhor continue te abençoando.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog