Os africanos não são descendentes de Canaã, nem estão sob a
maldição de Noé
Ao longo dos séculos algumas pessoas tentaram provar que a
raça negra está destinada a ser subserviente por causa das palavras de Noé
sobre o seu filho Cam que foi o pai dos povos africanos. Observemos o próprio
texto da Escritura, e então eu darei três razões de porque isso não determina
como os povos da África devem ser vistos e tratados. Lembre-se que Noé tinha
três filhos: Sem, Cam e Jafé.
Gênesis 9.21–25:
Bebendo do vinho, embriagou-se [Noé] e se pôs nu dentro de
sua tenda. Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus
dois irmãos. Então, Sem e Jafé tomaram uma capa, puseram-na sobre os próprios
ombros de ambos e, andando de costas, rostos desviados, cobriram a nudez do
pai, sem que a vissem. Despertando Noé do seu vinho, soube o que lhe fizera o
filho mais moço. Então disse: “Maldito seja [ou “será”] Canaã; seja servo dos
servos a seus irmãos”.
Agora observe três coisas:
A Maldição de Noé Cai sobre Canaã
Primeiro, Noé toma essa ocasião do pecado de seu filho Cam e
a usa para fazer uma predição sobre a prosperidade do filho mais novo de Cam,
Canaã. Basicamente a predição é que os cananitas eventualmente seriam
subjugados pelos descendentes de Sem e Jafé.
Ora, há muitas perguntas a se fazer aqui. Mas eu só tenho
tempo para apontar algumas poucas relevantes ao nosso ponto principal. Cam
tinha quatro filhos de acordo com Gênesis 10.6. “Os filhos de [eram] Cam: Cuxe,
Mizraim, Pute e Canaã”. Ora, em termos gerais, Cuxe é provavelmente o ancestral
dos povos da Etiópia; Mizraim é o ancestral dos egípcios; e Pute é o ancestral
dos povos do norte da África, os líbios. Mas Canaã é o único dos quatro filhos
que não é ancestral de povos africanos. Gênesis 10.15–18 cita os
descendentes de Canaã: “Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos
jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos
arvadeus, aos zemareus e aos hamateus”. Todos esses povos eram habitantes de
Canaã e proximidades, não da África. E a predição de Noé se tornou verdade
quando as nações cananitas foram expulsas pelos israelitas por causa de sua
perversidade (Deuteronômio 9.4–5). Então a maldição não recai sobre os povos
africanos, mas sobre os cananitas.
A Maldição de Noé Não Trata de Indivíduos
Segundo, a nação predita de Noé não dita como o povo de Deus
deve tratar cananitas individuais. Por exemplo, cinco capítulos depois, em
Gênesis 14.18, Abraão, descendente de Sete, encontra um cananita nativo chamado
Melquisedeque, que era homem justo e “sacerdote do Deus Altíssimo”, e que abençoou
Abraão. Abraão deu a ele o dízimo dos seus espólios. Então nem mesmo o fato de
que Deus ordena julgamento sobre nações perversas dita a nós como devemos
tratar indivíduos nas mesmas nações.
Deus Planeja Redenção para Todas as Nações
Terceiro, em Gênesis 12, Deus coloca em ação um grande plano
de rendenção para todas as nações, para resgatá-las dessa e de qualquer outra
maldição de pecado e julgamento. Ele chama a Abrão para todas as nações e faz
uma aliança com ele e promete: Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei
os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
“Todas as famílias da terra” inclui as famílias cananitas.
Então o que vemos é que, com Abraão, Deus está colocando em
ação um plano de redenção que derruba cada maldição sobre qualquer pessoa que
recebe a bênção de Abraão, a saber, o perdão e a aceitação de Deus que vem
através de Jesus Cristo, a semente de Abraão (Gálatas 3.13–14).
Deus criou todos os grupos étnicos a partir de um ancestral
humano.
Atos 17.26:
[Deus] de um só fez toda a raça humana [pan ethnos =
todo grupo étnico] para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os
tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.
Observe duas coisas nesse texto.
Primeiro, observe que Deus é o CRIADOR dos grupos étnicos.
“Deus fez de um só toda a raça humana”. Grupos étnicos não
simplesmente aconteceram a partir de mudanças genéticas aleatórias. Eles
aconteceram pelo desígnio e propósito de Deus. O texto diz claramente: “DEUS
criou cada ethnos”.
Segundo, observe que Deus criou todos os grupos étnicos a
partir de um ancestral humano. Paulo diz: “Ele fez DE UM SÓ cada ethnos”.
Isso tem um murro especial quando você pondera o porquê de ele escolher dizer
especificamente isso a esses atenienses no aerópago. Os atenienses apreciavam
se vangloriar de que eles eram os autochthones, que quer dizer que eles
haviam nascido em seu próprio solo nativo e não eram imigrantes de algum outro
lugar ou grupo étnico. (Veja Lenski e Bruce, ad. loc.) Paulo escolhe confrontar
esse orgulho étnico logo de cara. Deus criou todos os grupos étnicos —
atenienses e bárbaros — e ele os criou a partir de um ancestral comum. Então
vocês, atenienses, são feitos do mesmo tecido que os desprezados bárbaros e
citas.
Todo membro de todo grupo étnico é feito à imagem de Deus.
Gênesis 1.27:
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o
criou; homem e mulher os criou.
Quando você coloca esse ensino de Gênesis 1 (que Deus criou
o primeiro homem à sua imagem) junto com o ensino de Atos 17.26 (que Deus criou
todos os grupos étnicos a partir desse primeiro ancestral), o que surge é que
todos os membros de todos os grupos étnicos são criados à imagem de Deus.
Não importa qual a cor da pele, ou as feições do rosto, ou a
textura do cabelo, ou outros traços genéticos; todo ser humano em todo grupo
étnico possui uma alma imortal à imagem de Deus: uma mente com poderes de
raciocínio singulares semelhantes aos de Deus, um coração com capacidade para
julgamentos morais e afeições espirituais, e um potencial para relacionamento
com Deus que separa completamente cada pessoa dos animais que Deus criou. Todo
ser humano, seja qual for a cor, forma, idade, gênero, inteligência, saúde ou
classe social, é criado à imagem de Deus.
É propósito e ordem de Deus que façamos discípulos para
Jesus Cristo de cada grupo étnico do mundo, sem distinção.
Mateus 28.18–20:
Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos
tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século.
Fazei discípulos de “todas as nações” — isto é, de todo
grupo étnico. É a mesma expressão de Atos 17.26, onde diz que Deus de um só
criou “toda a raça humana” — todo grupo étnico. Assim como todos os grupos
étnicos são criados à imagem de Deus, o objetivo de Deus é redimir pessoas de
todo grupo étnico. O fato de sermos feitos à imagem de Deus não significa que
somos salvos. Todos somos distorcidos pelo pecado. As singulares maneiras em
que fomos criados para refletir a glória e o valor de Deus foram amplamente
arruinadas. Então Deus enviou o seu Filho, Jesus, ao mundo para morrer por nós
para que possamos crer nele e ser perdoados, limpos e restaurados, para que nos
tornássemos troféus da sua graça.
A Bíblia proíbe casamento entre um crente e um incrédulo,
mas não entre membros de diferentes grupos étnicos.
1 Coríntios 7.39:
A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se
falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no
Senhor.
“Somente no Senhor”. A Bíblia nos direciona claramente a não
casar com incrédulos. Se já estamos casados com um incrédulo, devemos
permanecer casados (1 Coríntios 7.12–13; 1 Pedro 3.1–6). Mas se estamos
livres para casar, devemos casar apenas com aquele que compartilha da nossa
lealdade a Jesus.
Esse era o ponto principal das advertências do Antigo quanto
a casar com aqueles que pertenciam a nações pagãs. Por exemplo, Deuteronômio
7.3–4:
Nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não
darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus
filhos; pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a
outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós outros.
A questão não é mistura de cores, ou mistura de costumes, ou
identidade do clã. A questão é: haverá uma lealdade comum ao Deus verdadeiro
nesse casamento, ou haverá afeições divididas? A proibição na Palavra de Deus
não é contra casamento inter-racial, mas contra casamento entre crente e
incrédulo. Isso é exatamente o que esperaríamos se a grande base da nossa
identidade não são as nossas diferenças étnicas, mas a nossa comum humanidade à
imagem de Deus e a nossa nova humanidade à imagem de Cristo.
*Texto de John Piper. Um dos ministros e autores
cristãos mais proeminentes e atuantes dos dias atuais, atingindo com suas
publicações e mensagens milhões de pessoas em todo o mundo. Ele exerce seu
ministério pastoral na Bethlehem Baptist Church, em Minneapolis, MN, nos EUA
desde 1980.
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