Resolvi “tirar a poeira” do blog e não tinha um dia melhor do que esse.
#DiadoHistoriador: Com o estudo do passado, compreensão do presente e a esperança de transformação do futuro, os historiadores ajudam a contar a nossa história.
Hoje, 19 de agosto, registro o parabéns aos meus nobre amigos e colegas de profissão.
Diante da grave conjuntura de ameaça ao ensino e à pesquisa em História que estamos vivendo no Brasil desde 2017, homenageio e parabenizo a todos e todas que ensinam, pesquisam e escrevem a história e também os/as convoca para uma luta comum em defesa da nossa disciplina e da nossa área de conhecimento.
Várias questões me preocupam e exigem que estejamos unidos para enfrentá-las. O projeto de regulamentação da nossa profissão está parado no Senado Federal e pode ser consultado aqui: http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/119924. Sugerimos a todos os interessados na matéria que voltem a escrever aos senadores, posto que é necessário se mobilizar e se manter atento à movimentação do legislativo.
Não menos urgente, os atentados contra a liberdade de ensino vêm se repetindo em muitas escolas do país. Nós professores precisamos reagir e denunciar os abusos e coerções. No link https://novaescola.org.br/conteudo/4951/como-responder-a-uma-notificacao-do-escola-sem-partido, um artigo da Nova Escola dá orientações úteis sobre como agir nesses casos.
Também nos deparamos com a retirada da obrigatoriedade do ensino da história dos currículos ainda no governo Dilma/Temer, com grave prejuízo para as novas gerações que, sem conhecer nosso processo de formação histórica, não serão capazes de compreender o seu presente.
Vamos reagir juntos, exigindo a volta da obrigatoriedade da disciplina no currículo da Educação Básica em todas as suas etapas, condição imprescindível para construção de uma Base Nacional Curricular Comum, que esteja realmente interessada na formação de nossos alunos como cidadãos conscientes e agentes de sua própria história.
No momento, a ANPUH-Brasil está atuando diretamente nas audiências públicas da BNCC, o que pode ser acompanhado pelo site e mídias sociais deles.
Como pesquisadores, estamos sendo ameaçados pelos cortes orçamentários que tem inviabilizado nossas pesquisas e a formação de novos pesquisadores, com consequências funestas para o desenvolvimento do conhecimento histórico em nosso país. Por isso é necessário fazer do Dia do Historiador um dia de compromisso de todos e todas com as lutas em defesa da História.
#história #historiador #diadohistoriador #historiadores #regulamentação #liberdade #ensino #pesquisa #BNCC #ANPUH #EnsinoMédio #desmonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário