sábado, 16 de janeiro de 2010

Martin Luther King - 81 anos na luta pelos direitos civis


Martin Luther King Jr.


Martin Luther King Jr., que nascia há 81 anos, no dia 15 de janeiro de 1930, foi um pastor protestante e ativista político norte-americano. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis para negros e mulheres, principalmente, nos Estados Unidos e no mundo, por meio de uma campanha de não-violência inspirada nas ideias do hindu Mahatma Gandhi.

Tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Seu discurso mais famoso é “Eu tenho um sonho”.

Começou a luta pelos direitos civis nos EUA em 1955, quando houve um boicote ao transporte de Montgomery, Alabama, como forma de protesto a um ato discriminatório a uma passageira negra. Luther King organizou o movimento, que durou um ano.

Ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã no Sul, organização de igrejas e sacerdotes negros. King tornou-se o líder da organização, que tinha como objetivo acabar com as leis de segregação por meio de manifestações e boicotes pacíficos.

Liderou várias marchas. Em uma delas, em 1965, conseguiu a aprovação da Lei dos Direitos de Voto, que abolia o uso de exames que visavam impedir a população negra de votar. Foi preso diversas vezes.

Foi assassinado por um homem branco em 4 de abril 1968.

O Dr. King, como é mais conhecido pelos norte-americanos, foi uma inspiração para todo o mundo. A prova viva que um homem, pode sim, fazer a diferença.


Algumas de suas celebres frases:

" O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".


"É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver. "


"É errôneo servir-se de meios imorais para alcançar objetivos morais".


“AMOR É A ÚNICA FORÇA CAPAZ DE TRANSFORMAR UM INIMIGO NUM AMIGO".


"O que vale não é o quanto se vive...mas como se vive..."


"Se eu poder,ajudar alguém a seguir a diante,alegrar alguém com uma canção,mostrar o caminho certo,cumprir meu dever como cristão,que é divulgar a mensagem que Cristo deixou, então minha vida não terá sido em vão".


"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização".


"Nós não somos o que gostaríamos de ser.
Nós não somos o que ainda iremos ser.
Mas, graças a Deus,
Não somos mais quem nós éramos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog