Hoje, 24 de abril de 2010, vou estar me casando exatamente às 18:00. O local escolhido foi a Tenda Menor (tendinha) da Comunidade Evangélica Projeto Vida, precisamente localizada na Avenida Presbiteriana, n° 36 - Vila Mury. Volta Redonda, RJ - Brasil.
O casamento é um dos momentos mais importantes na história de uma pessoa. A foto acima mostra uma aliança de noivado, mas que aponta para o mesmo compromisso do casamento.
Segundo o conceito biblíco, não existe namoro ou noivado. O casamento era selado pelo ato sexual. Algumas culturas tem formas diferentes de conretizar o casamento, na cultura hindu, por exemplo, o casamento só é considerado válido quando nasce o primeiro filho.
Berit é uma palavra hebraica e significa aliança, já Aionos é uma palavra grega e significa eternidade. Para mim essas palavras simbolizam a idéia de casamento, uma Aliança Eterna.
A origem da palavra casamento vem do latim medieval
casamentu, é definido como “ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil”.
O casamento tem em sua base o ato de vontade, que se exprime por meio de consentimento livre, pelo qual cada um dos cônjuges se compromete com o outro, publicamente. Após a Constituição de 1988, no Brasil, o casamento deixa de ter como função principal, a de reprodução. A relação conjugal passa a ser da vontade de permanecerem juntos e dar continuidade ao projeto de vida comum; a existência de filhos passa a ser uma conseqüência natural, enfim, a formação de um projeto chamado família.
A palavra família deriva do latim famulus, significando o conjunto de servos dependentes de um chefe ou senhor. Os antigos gregos e romanos acreditavam que esposas e filhos eram fâmulos de um patriarca sugerindo que, primitivamente, considerava-se a família como sendo o conjunto de escravos ou criados de uma mesma pessoa.
Sabemos que a família é a instituição jurídica e social mais antiga na sociedade e pode ser pensada sob diferentes aspectos; mas, para mim, é um dos grandes projetos de Deus.
O primeiro passo para a formação de uma família é o casamento, e suas respectivas bodas.
Gosto muito de etimologia (estudo do significado e origem das palavras), é interessante ver a formação da idéia de "bodas de casamento". Boda (pronuncia-se "bôda") é a festa que celebra o aniversário de casamento. No Brasil. é costume dizer Bodas, no plural. As bodas de prata (vinte e cinco anos de casamento) e de ouro (cinqüenta) são as mais conhecidas e comemoradas.
Todas as datas e aniversários são importantes para os casais felizes. Mas enquanto as comemorações dos primeiros aniversários de casamento passam-se na intimidade, em geral as bodas maiores assumem um caráter eminentemente social. É quando a comemoração exige maior brilho e maior destaque. Em geral, não só a família, mas todos os amigos são convocados para participar do acontecimento.
Poucas pessoas conhecem a origem etimológica da palavra boda. Ela provém da palavra latina votum, que significa promessa. Desta forma,
quando se diz "minha boda" estamos dizendo
"minha promessa".De acordo com o seu significado religioso, sem dúvida é a promessa por excelência, que um homem e uma mulher podem fazer diante de Deus, realizando seu compromisso de esposo e esposa diante de um altar consagrado. Uma promessa para toda a vida, e esse é o ditame de seu ritual.
Por isso esse momento tão especial deverá ser comemorado em toda sua magnitude, unido a cada um dos elementos que contribuem para que essa promessa tenha a força simbólica que merece.
Somente em 24 de abril de 2011 vou poder comemora minha primeira boda de casamento. No momento fico a imaginar: O que é o casamento?
A palavra hebraica debeq significa "apegar-se a" ou "grudar-se a", tanto no sentido literal quanto, figurado. Ela descreve o modo como as pares do corpo se apegam (Jó 19:20), e o sentido de lealdade a um amigo e líder amado (Rute 1:14, 2 Samuel 2:20). A mesma palavra raiz é usada para descrever a soldagem ou junção das juntas de um revestimento num pedaço de armadura usada pelo rei (1 Reis 22:30). O ponto é que esse "apegar-se a" é algo que assume o papel de uma ligação que não pretende-se que seja quebrada. Sera isso o casamento?
A palavra casamento é derivada de "casa", enquanto que matrimonio tem origem no radical mater ("mãe") seguindo o mesmo modelo lexical de "patrimônio". Sera isso o casamento?
A sociedade cria diversas expressões para classificar os diversos tipos de relações matrimoniais existentes. As mais comuns são:
- casamento aberto (ou liberal) - em que é permitido aos cônjuges ter outros parceiros sexuais por consentimento mútuo
- casamento branco ou celibatário - sem relações sexuais
- casamento arranjado - celebrado antes do envolvimento afetivo dos contraentes e normalmente combinado por terceiros (pais, irmãos, chefe do clã etc.)
- casamento civil - celebrado sob os princípios da legislação vigente em determinado Estado (nacional ou subnacional)
- casamento misto - entre pessoas de distinta origem (racial, religiosa, étnica etc.)
- casamento morganático - entre duas pessoas de estratos sociais diferentes no qual o cônjuge de posição considerada inferior não recebe os direitos normalmente atribuídos por lei (exemplo: entre um membro de uma casa real e uma mulher da baixa nobreza)
- casamento nuncupativo - realizado oralmente e sem as formalidades de praxe
casamento putativo - contraído de boa-fé mas passível de anulação por motivos legais
- casamento religioso - celebrado perante uma autoridade religiosa
- casamento poligâmico - realizado entre um homem e várias mulheres (o termo também é usado coloquialmente para qualquer situação de união entre múltiplas pessoas)
- casamento homossexual ou casamento homoafetivo - realizado entre duas pessoas do mesmo sexo
- casamento de conveniência - que é realizado primariamente por motivos económicos ou sociais
Essas expressões definem casamento?
Digo que não.
O casamento não meramente um ato religioso, cívil ou de conveniência. O casamento é o ideal de Deus para os homens, o ponto inicial da família. O modelo de relacionamento instituido pelo Soberano Criador do Universo.
Às 18:00 de hoje se inicia um novo tempo para mim e minha esposa.
Que possamos, juntos, fazer um ao outro, feliz e completo, além de sermos instrumentos para a implantação do Reino de Deus nessa Terra.
Que venham as bodas, e com o perdão do trocadilho, em abundância... (rsrs)
É tradicional, na cultura ocidental, se comemorar com bodas os eventos relativos ao casamento, e com o jubileu, outros fatos marcantes da vida social. Para marcar cada um desses eventos se associa a cada data das bodas algum material que o represente. Por exemplo:
OURO: O ouro fascina a humanidade desde a sua descoberta. De todos os metais, apenas ele reúne beleza, brilho, virtual indestrutibilidade e maleabilidade.
DIAMANTE: Da palavra grega "adamas" que significa força e eternidade do amor surgiu a denominação diamante.
Normalmente as alianças de casamento são confeccionadas em ouro, simbolizando a indestrutibilidade dessa união. Nas joalherias, tradicionalmente são produzidas alianças específicas para as bodas de prata e bodas de ouro.
O anel como sinal de comprometimento, ou seja, a aliança, foi utilizada a primeira vez pela Civilizacao Romana repetindo-se esta tradição até hoje em outros povos. As alianças de casamento assumem um papel de grande importância nessa comemoração, pelo próprio significado do nome dado a essa jóia:
- Aliança: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento.
- Aliar ( do latim "alligare" ) : unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se."
Conta-se que por volta de 1800 eram divididas ao meio e internamente tinham escritas frases como "Para sempre" e "Eu te amo", ou pedras encrustadas.
Embora a maioria das pessoas só conheça as bodas de prata (25) e de ouro (50), a cultura popular associou um material para cada aniversário de casamento, independentemente dos anéis, que representa uma nova etapa de vida.
Haja criatividade!
Embora ocorram variações nos materiais associados, a lista abaixo é a que encontramos mais freqüentemente:
01º - Bodas de Papel
02º - Bodas de Algodão
03º - Bodas de Couro ou Trigo
04º - Bodas de Flores, Frutas ou Cera
05º - Bodas de Madeira ou Ferro
06º - Bodas de Açúcar ou Perfume
07º - Bodas de Latão ou Lã
08º - Bodas de Barro ou Papoula
09º - Bodas de Cerâmica ou Vime
10º - Bodas de Estanho ou Zinco
11º - Bodas de Aço
12º - Bodas de Seda ou Ônix
13º - Bodas de Linho ou Renda
14º - Bodas de Marfim
15º - Bodas de Cristal
16º - Bodas de Safira ou Turmalina
17º - Bodas de Rosa
18º - Bodas de Turquesa
19º - Bodas de Cretone ou Água Marinha
20º - Bodas de Porcelana
21º - Bodas de Zircão 22º - Bodas de Louça
23º - Bodas de Palha
24º - Bodas de Opala
25º - Bodas de Prata
26º - Bodas de Alexandrita
27º - Bodas de Crisoprásio
28º - Bodas de Hematita
29º - Bodas de Erva
30º - Bodas de Pérola
31º - Bodas de Nácar
32º - Bodas de Pinho
33º - Bodas de Crizopala
34º - Bodas de Oliveira
35º - Bodas de Coral
36º - Bodas de Cedro
37º - Bodas de Aventurina
38º - Bodas de Carvalho
39º - Bodas de Mármore
40º - Bodas de Esmeralda
41º - Bodas de Seda
42º - Bodas de Prata dourada
43º - Bodas de Azeviche
44º - Bodas de Carbonato
45º - Bodas de Rubi
46º - Bodas de Alabastro
47º - Bodas de Jaspe
48º - Bodas de Granito
49º - Bodas de Heliotrópio
50º - Bodas de Ouro
51º - Bodas de Bronze
52º - Bodas de Argila
53º - Bodas de Antimônio
54º - Bodas de Níquel
55º - Bodas de Ametista
56º - Bodas de Malaquita
57º - Bodas de Lápis-lazúli
58º - Bodas de Vidro
59º - Bodas de Cereja
60º - Bodas de Diamante
61º - Bodas de Cobre
62º - Bodas de Telurita
63º - Bodas de Sândalo
64º - Bodas de Fabulita
65º - Bodas de Platina
66º - Bodas de Ébano
67º - Bodas de Neve
68º - Bodas de Chumbo
69º - Bodas de Mercúrio
70º - Bodas de Vinho
71º - Bodas de Zinco
72º - Bodas de Aveia
73º - Bodas de Manjerona
74º - Bodas de Macieira
75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro
76º - Bodas de Cipestre
77º - Bodas de Alfazema
78º - Bodas de Benjoim
79º - Bodas de Café
80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho
81º - Bodas de Cacau
82º - Bodas de Cravo
83º - Bodas de Begônia
84º - Bodas de Crisântemo
85º - Bodas de Girassol
86º - Bodas de Hortênsia
87º - Bodas de Nogueira
88º - Bodas de Pêra
89º - Bodas de Figueira
90º - Bodas de Álamo
91º - Bodas de Pinheiro
92º - Bodas de Salgueiro
93º - Bodas de Imbuia
94º - Bodas de Palmeira
95º - Bodas de Sândalo
96º - Bodas de Oliveira
97º - Bodas de Abeto
98º - Bodas de Pinheiro
99º - Bodas de Salgueiro
100º - Bodas de Jequitibá
Consagro a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo o meu casamento. Que sempre haja fartura e abubdâncias das coisa boas, e lições aprendias e jamais repetidas das coisas ruins.
Que as bençãos de Deus estejam sempre sobre a mulher mais linda da face da Terra, minha esposa Ana Paula.
Rumo aos 10 milhares, através da conquista dos 12,
Pr. Rodrigo Matias dos Santos
Líder do Ministério de Intercessão
Na Comunidade Evangélica Projeto Vida e servo da Igreja de Jesus Cristo.
Volta Redonda - RJ - Brasil
Fogo refinador, Unção e Poder de Deus para a Transformação.
2010 - O ano dos sonhos realizados
"Tempo de alcançar a riqueza em todos os sentidos" Deuteronômio 8:18