segunda-feira, 7 de julho de 2014

Doutora Ana Paula Matias



Poucas pessoas sabem, mas minha falecida esposa Ana Paula também era doutora.



A história é bem interessante...





Fui informado pela assessoria do Reitor da FATEF - Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia - o Dr. Ap. Walter Cristie Silvia Aguiar, que no dia 21 de junho seria realizada uma cerimônia de títulos honoríficos para grandes líderes da cidade de Volta Redonda e região. Eles me pediram que indicassem nomes para recebem o título de doutor honoris causa.



A cerimônia de entrega de títulos de Honoris Causa pela FATEF - Faculdade Aplicada de Teologia e Filosofia na pessoa de seu reitor Ap. Walter Cristie a diversos líderes da cidade de Volta Redonda e região, foi realizada no Teatro do Colégio João XXIII no dia 21 de junho de 2014, às 19 horas.

Honoris causa significa “por causa de honra” e é uma palavra de origem latina. Geralmente honoris causa é utilizada quando uma universidade deseja conceder um titulo de honra para uma personalidade ou uma pessoa importante.

Esse título é dado para uma pessoa mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas que se destacou em áreas, por exemplo, nas atividades eclesiásticas, nas artes, nas letras, ou promove a paz e se preocupa com problemas humanos, tais como a pobreza a fome, etc., então essa pessoa é chamada de doutor Honoris Causa.

O indivíduo recebe esse título por suas virtudes, por seus méritos ou atitudes, a pessoa homenageada irá receber o mesmo tratamento e desfrutar dos mesmos privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional da instituição que o titula. Caso a pessoa homenageada queira no futuro usar este título à frente de seu nome, poderá utilizar abreviando: Dr. h.c. (nome).

O prestígio da instituição que atribui o Doutoramento Honoris Causa para uma personalidade, geralmente de âmbito internacional, fica bastante enriquecido, porque a partir daquele momento esta pessoa fará parte do corpo de doutores daquela instituição.


A questão é que eu não havia indicado o nome da Ana Paula, mas um dos integrantes da equipe do reitor da FATEF disse: "Rodrigo, sua esposa merece ser indicada também, por todo trabalho que ela tem feito em prol da FATEF e do Reino de Deus". Concordei com essa afirmação e indiquei o nome dela.

Ao todo 17 pessoas receberam a titulação naquela noite, apenas duas mulheres, e a Ana Paula foi uma delas. A direção da FATEF Sede também quis me agraciar com essa titulação, então, apesar de fazer parte do cerimonial, também sou doutor honoris causa em teologia e filosofia.



Sim, daquele dia em diante minha falecida esposa podia ostentar o título de Dra.h.c. Ana Paula, mas não o fez. Uma das frases dela que fica em minha memória é: "Obrigado por você ter me honrado, não precisava, mas foi importante para mim".

Além do título de doutora honoris causa a Ana Paula era:

- Formada em Educação Física
- Pós Graduada em Educação Infantil
- Pós em Dança e Consciência Corporal

Além de possuir os cursos de:

  • Curso básico de Ginástica Laboral 
  • Seminário de Educação Infantil
  • Curso de Recreação: Smell de Volta Redonda
  • Curso de Jazz e Hip hop
  • Curso de Danças Folclóricas e Circulares
  • Curso Básico de Iniciação em Dança de Salão
  • Curso Básico de Gerontologia
  • Curso Básico em Desenvolvimento motor no meio Líquido
  • Curso Básico em Libras
  • Curso de Psicomotricidade
  • Curso de Educação Infantil 
  • Curso de Distúrbio de Aprendizagens
Obrigado Dr. Ap. Walter Cristie Silvia Aguiar, e toda sua equipe, em especial a da FATEF Sede e do Governo do Justo, por terem me dado a oportunidade de honrar minha falecida esposa em um nível que poucos maridos conseguem, no reconhecimento de seu trabalho e intelecto.



A saudade da Ana Paula ainda é grande, mas a vida segue...




E eu sigo O Caminho, com A Verdade e vivendo A Vida. E quero fazer isso com minha filha Agnes também.


Já há muito tempo aprendi o caminho da gratidão, e entendo que ela não depende das circunstância da minha vida...



A Ana Paula recebeu muitas homenagens, já quero agradecer a todos pelas mensagens. Mas, uma das que eu mais gostei foi feito pelo ministério de dança do Projeto Vida de Barra Mansa, onde ela chegou a desenvolver um de seus projetos, chamado Dança em Movimento.  

Finalizo minha postagem com essa homenagem.





Um comentário:

Arquivo do blog