As comemorações dos 200 anos da imigração judaica acontecem em todo o Brasil e fazem parte do calendário brasileiro de eventos desde o ano passado quando o Senado Federal criou o Dia Nacional da Imigração Judaica. O dia 18 de Março marca a chegada da comunidade judaica ao país iniciada em 1810.
A imigração judaica para a Amazônia motivou várias homenagens em Manaus, como uma Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Manaus, na última Terça-feira (16). O evento requerido pelo vereador Isaac Tayah (PTB), teve o objetivo de celebrar os 200 anos da chegada dos primeiros judeus à Região Norte do Brasil e os 150 anos da presença do povo israelita no Amazonas.
O presidente do Comitê Israelita do Amazonas, Davis Benzecry, lembrou o contexto histórico que levou os Judeus a imigrarem para a Amazônia. Ele enfatizou que os primeiros judeus que chegaram à Amazônia Brasileira optaram por Belém e 50 anos depois, chegaram ao Amazonas. Ele também ressaltou que a primeira Sinagoga de Manaus foi construída em 1925 e, no ano seguinte, foi instituído o Comitê Israelita do Amazonas.
Durante a solenidade, diversos parlamentares se pronunciaram sobre a contribuição do povo judeu para o Amazonas, a exemplo do vereador Ademar Bandeira (PT) que ressaltou a importância extrema da contribuição o povo judeu no desenvolvimento da região e do país.
O vereador Marcel Alexandre, em seu discurso, defendeu um intercâmbio maior entre Manaus e Jerusalém e declarou sua intenção de transformar as duas capitais em “cidades irmãs”, por meio de um projeto que se encontra em tramitação na CMM.
O vereador proponente da homenagem e membro do Comitê Israelita, Isaac Tayah, ressaltou que além de ser uma forma de homenagear a comunidade judaica, a solenidade serviu para promover reflexão sobre a importância da contribuição do povo judeu ao progresso da Amazônia. “Não podemos deixar de falar que nos anos 30, depois da queda da borracha, quem conseguiu segurar a economia de Manaus foi a comunidade judaica, com as famílias Benchimol, Benzecry, Assayag e outras”, lembrou.
A Assembléia Legislativa também prestou homenagens à Comunidade Judaica nesta Quinta-feira (18). Empresários, economistas, médicos e professores judeus participaram da homenagem, de autoria do deputado Marco Antônio Chico Preto (PP).
Davis Benzecry, presidente do Comitê Israelita, participou também da solenidade na ALE e destacou que a importância da contribuição do povo judeu para o Amazonas vai muito além da prática do comércio e da indústria. “Os judeus amazonenses estão em várias atividades, seguindo os preceitos do judaísmo. Também estão nas artes, na educação e na saúde, ajudando o crescimento do Brasil e do Amazonas”, afirmou ele, agradecendo a homenagem.
*Fonte: http://www.cmm.am.gov.br ; http://www.aleam.gov.br
quarta-feira, 24 de março de 2010
200 anos da presença Judaica na Amazônia*
Marcadores:
Brasil,
judeus,
judeus brasileiros,
judeus e Brasil,
presença judaica no Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(79)
-
▼
março
(9)
- Superacelerador bate recorde para colisão de partí...
- 200 anos da presença Judaica na Amazônia*
- Lula defenderá criação de Estado palestino
- A Revolta dos Macabeus*
- Projeto de lei que regulamenta profissão de pastor*
- Dia de Oxum - Patrimônio Imaterial do Estado do Rio
- Evangélicos realizam culto no Hati
- Cidade do Rio de Janeiro comemora 445 anos
- Fracassos e erros*
-
▼
março
(9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário